segunda-feira, 30 de julho de 2012

Indicadores para empresas de contabilidade


Resumo:
"Se você não pode medir algo, você não pode entender.
Se você não pode entender, você não pode controlar.
Se você não pode controlar, você não pode melhorar!"
(Harrington)

Tags: medir, indicador, índices

Qual foi a inflação do ano? Quanto que a aplicação financeira está rendendo? Qual é a cotação do dólar e a taxa de juros para financiamento? E o peso da carga tributária? Necessitamos, diariamente, destas e muitas outras informações para poder tomar decisões acertadas. A gestão de uma empresa contábil não é diferente. Mensurar os processos para compreendê-los possibilita dominá-los e facilita o aperfeiçoamento.

Como tratar as medições para que a compreensão seja mais clara? Um processo amplamente adotado é a padronização de índices e/ou indicadores por atividade. Índice é a relação entre valores e medidas, e indicadores são dados estatísticos relativos a um ou a diversos processos que se deseja controlar. Ambos servem para avaliar situações atuais com anteriores ou, ainda, com outras empresas do mesmo segmento.

A contabilidade trabalha com muitos índices, como, por exemplo, IGE, CCL, LL, ILS, mas a fragilidade do processo aparece quando analisada sua aplicação na gestão da empresa contábil. Praticamente, esta considera apenas faturamento e lucro líquido. Dado esta deficiência, a Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis – Sescap/PR (Copsec) aprovou, na reunião de julho deste ano, o estudo que visa definir indicadores e índices que orientarão os empresários contábeis.

Utilizo este artigo para conclamar os empresários da contabilidade a contribuir com sugestões, pois com este trabalho será possível melhorar a execução das tarefas e, consequentemente, a rentabilidade da empresa.

Adianto aqui, para avaliação de todos, alguns índices e indicadores que apresentarei na reunião de agosto/2012:
·                    Índice de Custos Total Colaboradores
ICTC = custo total do colaborador/faturamento

·                    Horas Vendidas por Colaborador
HVC = total de horas vendidas/número colaboradores

·                    Lucro Líquido efetivo
LLe  = lucro líquido apurado/faturamento

·                    Faturamento por Colaborador
FC = faturamento/número de colaboradores

·                    Encargo Social e Trabalhista
EST = somatório dos índices incidentes sobre o salário básico

·                    Índice de Serviços Eventuais
ISE = faturamento eventual/faturamento dos serviços rotineiros
·                    Índice de Gastos Fixos Indiretos
IGFI = Gastos Fixos Indiretos/Faturamento Total

·                    Valor da hora Vendida

Gerenciar sem informações e tomar decisões sem resultados das medidas é como procurar a diferença no balanço sem ter em mãos as fichas razões, ou conciliar uma conta sem o histórico dos lançamentos. Este estudo certamente será um marco em nossa atividade, pois sairemos das trevas para encontrar a luz e enxergar a beleza das cores e a intensidade da gestão das empresas contábeis.

Gilmar Duarte da Silva é autor do livro “Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”. Sugestões e críticas sobre este artigo são muito bem-vindas e poderão ser encaminhadas para o endereço gilmarduarte@dygran.com.br

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