sábado, 7 de julho de 2012

Chega de sofrer para precificar os serviços


Resumo: A dificuldade cotidiana para definir o preço justo do honorário dos serviços prestados infelizmente é uma constante no meio empresarial contábil, mas alguns estudiosos desenvolveram uma proposta que poderá ser o fim desse drama.

Tags: Honorário, preço, prestação de serviços, PC Contábil, tempo.

Descrição:
A área de prestação de serviços geralmente se inicia com um único profissional com habilidade, destreza e conhecimento do serviço para executá-los.

Com o passar do tempo esse profissional capacitado atrai mais e mais serviços, mas percebe que se torna difícil desempenhá-los sozinho. Então contrata o primeiro e depois o segundo auxiliar até ver-se com uma equipe. Pronto. Agora é um empresário.

No início era fácil definir o valor dos serviços, pois não havia muitos ingredientes para considerar. No entanto, depois da constituição da empresa o cenário mudou. Pois são diversos colaboradores com direitos trabalhistas e tantas outras obrigações como aluguel, energia elétrica, água, segurança, condomínio, consultoria tributária, software, etc.

O atendimento inicial aos poucos clientes fazia o dinheiro render e até sobrar, mas o crescimento da empresa fez o dinheiro escassear e o bom profissional que se tornou empresário não consegue compreender o que está acontecendo. Uma das hipóteses está no valor dos honorários praticados, provavelmente muito baixo. A saída encontrada por ele é aproximar-se de colegas/concorrentes para conhecer o preço praticados e, a partir disso, tentar melhorar o próprio honorário, mas sem critérios muito confiáveis.

Essa agonia se repete diariamente no Brasil inteiro nas mais diversas áreas de atuação profissional. Basta acessar os fóruns da sua área de serviços na internet para confirmar. Eu também passei por todo esse calvário e posso garantir o quão desolador é trabalhar desta forma.

A mudança ocorreu graças à iniciativa de um grupo de empresários contábeis insatisfeito com a situação. Esse grupo reuniu-se mais 50 vezes durante dois anos para debater a precificação dos serviços contábeis e encontrou uma proposta simples, apresentada no Encontro Estadual dos Empresários Contábeis do Paraná 2012 (Enescopar).

Definir o preço da hora vendida e controlar o tempo aplicado nas tarefas dos clientes é a solução, detalhada no livro "Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado" e estruturada no software "PC Contábil". Apesar de todos os exemplos apresentados serem voltados à área contábil, a metodologia é perfeitamente passível de aplicação em outros segmentos da prestação de serviços.
Vale a pena conhecer para parar de sofrer.

Gilmar Duarte
08/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário