segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Precificação - 9º princípio: acompanhe atentamente os movimentos do mercado



Todo mundo conhece alguém que estacionou, parou no tempo. O mundo evoluiu, mas algumas pessoas não conseguem interagir com o novo formato do mercado. Como evitar que isso também ocorra com você ou sua empresa?

Tags: mercado, precificação, evoluir,

Amplamente é divulgado que os novos ricos da atualidade são os detentores da informação, e para isso é necessário estar atento aos movimentos do mercado. Saber para onde o mercado caminha facilita o reposicionamento da empresa, dos produtos ou serviços, para que sejam melhor aceitos pelo consumidor.

Tarefas, produtos e empresas vêm e vão, mas há os que têm vida útil maior e é isso o que queremos. Recordemos algumas atividades que já desapareceram ou estão em vias de desaparecer, e aproveite para refletir sobre o que esses “antigos” profissionais estão ou deveriam estar fazendo: ferreiro, telefonista, telegrafista, consertador de guarda-chuvas, datilógrafo, cobrador de ônibus, cerzideira (costureira de conserto de roupas), operador de caixa, jornaleiro, torneiro mecânico, desenhista técnico e pintor de letreiros e cartazes.

Desde o lançamento do primeiro livro que destinou um capítulo para a contabilidade e tratou das “partidas dobras”, em 1494, pelo Frei Lucas Paciolo, a contabilidade teve uma evolução bombástica. Muitos profissionais e empresas acompanharam esta evolução e certamente se mantiveram ativos no mercado. Mas também outros, em determinado estágio se deram por esgotados e/ou incapacitados para prosseguir e desistiram da profissão. Sucumbiram. Será que esses, possivelmente bons profissionais em determinado momento, realmente fizeram tudo o que era necessário para tornarem-se aptos às novas exigências do mercado?

O movimento do mercado não acontece somente em função da concorrência. São diversos fatores, entre eles o hábito do consumidor, as exigências legais, o desenvolvimento de novas tecnologias e a mudança do clima.

Permanecer atento aos movimentos do mercado é detectar as mudanças e desenvolver ações para que você, sua empresa, produtos e serviços recebam as transformações e/ou inovações essenciais para perpetuar.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário