Todo mundo conhece alguém que estacionou, parou no tempo. O mundo
evoluiu, mas algumas pessoas não conseguem interagir com o novo formato do
mercado. Como evitar que isso também ocorra com você ou sua empresa?
Tags: mercado, precificação, evoluir,
Amplamente é divulgado que os
novos ricos da atualidade são os detentores da informação, e para isso é
necessário estar atento aos movimentos do mercado. Saber para onde o mercado
caminha facilita o reposicionamento da empresa, dos produtos ou serviços, para
que sejam melhor aceitos pelo consumidor.
Tarefas, produtos e
empresas vêm e vão, mas há os que têm vida útil maior e é isso o que queremos.
Recordemos algumas atividades que já desapareceram ou estão em vias de
desaparecer, e aproveite para refletir sobre o que esses “antigos”
profissionais estão ou deveriam estar fazendo: ferreiro, telefonista,
telegrafista, consertador de guarda-chuvas, datilógrafo, cobrador de ônibus,
cerzideira (costureira de conserto de roupas), operador de caixa, jornaleiro,
torneiro mecânico, desenhista técnico e pintor de letreiros e cartazes.
Desde o lançamento do
primeiro livro que destinou um capítulo para a contabilidade e tratou das
“partidas dobras”, em 1494, pelo Frei Lucas Paciolo, a contabilidade teve uma
evolução bombástica. Muitos profissionais e empresas acompanharam esta evolução
e certamente se mantiveram ativos no mercado. Mas também outros, em determinado
estágio se deram por esgotados e/ou incapacitados para prosseguir e desistiram
da profissão. Sucumbiram. Será que esses, possivelmente bons profissionais em
determinado momento, realmente fizeram tudo o que era necessário para
tornarem-se aptos às novas exigências do mercado?
O movimento do
mercado não acontece somente em função da concorrência. São diversos fatores,
entre eles o hábito do consumidor, as exigências legais, o desenvolvimento de
novas tecnologias e a mudança do clima.
Permanecer atento aos
movimentos do mercado é detectar as mudanças e desenvolver ações para que você,
sua empresa, produtos e serviços recebam as transformações e/ou inovações
essenciais para perpetuar.
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários Contábeis. Uma
solução baseada no estudo do tempo aplicado”
Nenhum comentário:
Postar um comentário