Resumo: Ao
encerrar mais um ano, o empresário contábil, hábil na análise dos resultados
alcançados, detecta que este poderia ter sido melhor e conclui que a
dificuldade para definir e implantar os preços nos serviços contribuiu
diretamente para tanto.
Tags: preços, serviços, estudo, precificar, estudar, atualização
O encerramento de um período,
especialmente o ano civil, proporciona reflexões mais profundas. A satisfação
de saborear resultados positivos, acompanhar o crescimento da empresa e
especialmente visualizar que o futuro é promissor e incomensurável. Porém,
quando ocorre o inverso e os resultados apurados são insuficientes para
remunerar os sócios e o futuro se apresenta confuso, o panorama é desanimador.
Percebo que muitos empresários queixam-se das dificuldades, mas pouco
faz para mudar este cenário. É imprescindível manter o controle total do seu
avião, pois sem eficiente instrumento e a análise de todos os indicadores gerados
é improvável conseguir navegar na direção pretendida.
Estudar continuamente é uma necessidade de todos, especialmente
daqueles que se aventuram na administração de empresas, o que envolve gestão de
pessoas, de materiais, de dinheiro e o trabalho com incontáveis números.
Neste artigo quero fazer a especial reflexão sobre a importância e a necessidade
de conhecer profundamente as técnicas para precificar, ainda, na minha
percepção, de domínio de pequena parcela dos empresários. É necessário saber
como considerar os custos variáveis, determinar o material aplicado, apurar o
valor da mão de obra ou hora-máquina, o valor dos custos indiretos, promover pesquisas
de mercado e as necessidades dos clientes e agregar valor ao serviço ou
produto. Lembrando que valor, de acordo
com a definição do dicionário, "é a qualidade essencial de um bem ou
serviço que o torna apropriado aos que o utilizam ou possuem [...]"
Quem imagina que ocupar-se com o estudo da precificação é desperdiçar
tempo e dinheiro, afirmo ser esta ideia um grande equívoco, pois a única economia
que se pode esperar é no tempo de vida da sua empresa.
Independente do seu conhecimento sobre a precificação ser vasto ou
limitado, a minha sugestão é para estudar mais, participar de cursos, fazer
especialização, ler livros. Novas técnicas são testadas constantemente e
proporcionam melhor condições de maximizar sua fatia do mercado e a
lucratividade. Por fim, recomendo a leitura do livro “Estratégias e táticas de
preço”, do autor norte-americano Thomas Nagle, editado em 2007.
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários Contábeis. Uma
solução baseada no estudo do tempo aplicado”
23/12/2012
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