domingo, 9 de dezembro de 2012

Precificação - 8º princípio: administre os gastos


Resumo: Administrar os custos é uma tarefa árdua e qualquer deslize pode provocar a morte prematura de um produto ou serviço. Porém, com a utilização de ferramentas adequadas torna o acompanhamento simples e preciso.

Tags: gastos, custos, administração, precificar, reduzir, PC Contábil, honorário.

Após definido o preço de venda do produto ou serviço tem-se a impressão de que a tarefa de custo está concluída e agora o único trabalho será vender e produzir. Grande engano, pois o constante acompanhamento dos gastos – diretos e indiretos – e dos processos produtivos é fundamental para que tudo saia conforme planejado. A inexistência da administração permanente os gastos podem exceder o planejado sem alcançar o retorno esperado, e ainda ser muito tarde para reverter o quadro.

Se a atitude necessária é pela redução de custos considere se tal feito irá reduzir também a qualidade do serviço ou do atendimento ao cliente. Fique atento, pois o mercado nunca está disposto a pagar pela ineficiência nos controles de gastos das empresas.
 
Certamente a sua empresa deve adotar um sistema de contabilidade gerencial, o que é primordial para a gestão de qualquer empreendimento. Mas somente isto não é suficiente. Na gestão da produção há bons sistemas para planejamento e controle da produção – PCP –, que devem ser logo implantados. Para as empresas prestadoras de serviços contábeis o software “PC Contábil” é uma das melhores ferramentas já desenvolvidas que contribui com muitas empresas na melhoria contínua dos processos produtivos e na identificação do lucro por cliente.
 
Quando se fala na redução de custos logo se pensa na demissão de funcionários, mas não é bem assim. Administrar os custos é acompanhar todos os gastos em relação ao produto ou serviço prestado. Adiar a tomada de decisão, especialmente quando a empresa se encontra com o lucro muito baixo ou até negativo pode comprometer o negócio. Administrar os custos é uma tarefa ingrata, mas necessária.
 
Algumas reflexões que podem favorecer na tarefa de controlar os custos:
  • Supervisiono a área de compras?
  • Sei administrar o dinheiro?
  • Examino as tarefas executadas pelos colaboradores (processos e tempos)?
  • O pessoal recebe treinamento periódico para conhecer as novas exigências do mercado e as novas tecnologias disponíveis?
  • Há metas definidas claramente, com e para os colaboradores? (prêmios podem ser oferecidos quando são atingidas).
  • As funções são descentralizadas? Delego tarefas e responsabilidades?
  • Minha empresa gera informações detalhadas e as analiso periodicamente?


Implantar uma sistemática de administração dos custos é tão ou mais importante quanto decidir pela busca de novos clientes. Tenha em mente a necessidade de manter a qualidade do produto ou serviço prestado, caso contrário os clientes podem desaparecer.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário