domingo, 30 de dezembro de 2012

Precificação - 11º Princípio: inove o produto ou serviço no momento certo

Resumo: Quando percebemos que um serviço ou produto está com os dias contados bate o desespero, pois não desejamos a redução de receita. Será que deveremos ser fiéis e também morrermos?

Tags: ciclo, vida, precificar, inovar.

Tudo o que nos cerca atende a um princípio e o segredo está em compreendê-lo para que a convivência seja mais harmoniosa. Os produtos e serviços não fogem a esta regra. E qual é este princípio? Prazo de validade. Os produtos e serviços também têm um ciclo de vida, que é: desenvolvimento, introdução ou lançamento, crescimento, maturidade e declínio.

Muitas vezes tem-se a impressão de que este princípio não se aplica aos serviços contábeis, por se tratar de uma necessidade legal que implica uma nova lei para cessar seu ciclo de vida. Mas também nesta área há começo, meio e fim. Um exemplo é a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) que a partir do exercício base 2012, não mais será devida. Consequentemente, o faturamento deste serviço deixa de acontecer.

As pessoas almejam situações estáveis que permitam a viver na “zona de conforto", condição que não condiz com as necessidades de constante insatisfação das pessoas. Necessitamos de mais conhecimento para ter mais conforto e qualidade de vida, além de buscar soluções para problemas ainda insolúveis. Isto só é possível se desejarmos continuamente perseguir novos conhecimentos.

Devido à ansiedade de alcançar condições financeiras e econômicas sempre melhores, para conquistar novas fatias do mercado e o reconhecimento queremos desvendar os segredos da “caixa preta” do futuro para sair na frente com significativa vantagem. Este processo é saudável e deve ser exercitado com a adoção de metodologias que permitem previsões.

Porém, antes de tentar projetar o futuro, certifique-se de que você e/ou a empresa está atendendo as necessidades presentes do mercado. Este é o primeiro passo para desvendar o futuro.

Utilize o conhecimento tecnológico para melhorar a qualidade dos serviços, renová-los, aumentar a produtividade e alcançar diferenciais competitivos, tais como otimizar custos e preços.

As estratégias devem ser constantemente repensadas em função de três fatores: clientes, concorrente e tecnologias.

Atente para o seu negócio não sucumbir juntamente com o produto ou serviço. Lembre-se de que o produto ou serviço tem um ciclo de vida. Para alguns este ciclo é muito pequeno e para outros é bem mais elástico, mas um dia chegará ao fim. Fique atento para reinventar-se o tempo todo. Pode estar aqui o segredo da longevidade do serviço ou produto.

Gilmar Duarte da Silva é autor do Livro "Honorários Contábeis. Uma solução baseada no Estudo do tempo aplicado"

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