domingo, 4 de março de 2012

O empresário contábil terá espaço no futuro?


No século XV o comercio sentia a necessidade de mais informações para gerir seus negócios e o monge Lucas Paccioli que já cuidava dos números da igreja Católica escreveu um capitulo sobre a contabilidade num livro que se tornou grande sucesso e o frei foi reconhecido como o pai da contabilidade. De lá para cá se passaram apenas 5 séculos e muita coisa mudou. A contabilidade fez uso de todas as transformações, especialmente a informática. Agora o contador disponibiliza muito mais informações e com uma velocidade espetacular, que contribui para pessoas do mundo inteiro tomar decisões.

A cada ano que passa a velocidade com que tudo se transforma é bastante grande e a profissão ou o profissional que não acompanhar ficará para traz e certamente deixará de existir ou competir.

Alguns visionários prevêem que a profissão contábil deixará de existir. Há 20 anos os desenvolvedores de software faziam os programas com poucos recursos e com muito trabalho e a previsão era que esses deixariam de existir, pois os computadores seriam adquiridos com todos os programas já instalados. O que aconteceu? Nunca houve um tempo como agora que faltem tantos profissionais da informática. Empresas pagam altos salários por eles. Muitas empresas se especializam no desenvolvimento de softwares, inclusive pequenas empresas. Mas, e a previsão dos visionários? Em minha opinião eles acertaram, pois aquele tipo de profissional não existem mais. Muita coisa mudou e conheço diversos programadores que não acompanharam e tiveram que trocar de profissão, mas conheço tantos outros que estão muito bem, alguns se tornaram empresários e ofertam vagas para programadores e analistas.

Assim será com a nossa profissão, teremos que ficar bastante atentos as transformações, estudar, mudar sempre que for preciso e assim teremos sucesso. Nos dias de hoje há países que importam contadores, devido a falta deste profissional, e aqui no Brasil as nossas empresas contábeis tem a necessidade deste profissional e nem sempre os encontra.

Empresários, dizer que a contabilidade é a profissão do futuro é incorreto, pois já está em destaque e a cada dia cresce mais ainda.  O contador é um profissional que gosta de trabalhar, lê muito por necessidade e também por que gosta, participa constantemente de treinamentos, nunca teve tantos congressos com grande participação dos contadores. Então me digam como pode uma profissão de relevância com profissionais talentosos e atentos deixará de existir? Certamente que o empresário contábil tem espaço reservado no futuro!

Gilmar Duarte (04/03/2012)

4 comentários:

  1. Concordo, pois a cada dia que passa fica mais claro que a contabilidade é necessária para as empresas.

    ResponderExcluir
  2. Sim concordo, pois os empresários estão sentindo a necessidade de ter um contador.

    ResponderExcluir
  3. Concordo .... sim nossa profissão tem espaço reservado para o futuro, mas depende do esforço de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Teremos espaço no futuro, e os jovens irão inovar assim como algumas mudanças já estão acontecendo

    ResponderExcluir