domingo, 25 de março de 2012

Erros do passado prejudicam ações no presente


Devido a ganância de muitos empresários que queriam aumentar a lucratividade de seus negócios a qualquer preço e ao receio de contadores em perder o cliente, muita coisa foi feita de forma errada. Isso desgastou a imagem dos empresários, tratando como se todos fossem sonegadores e sabemos que isto não é verdade. Também ficou arranhada a imagem do contador devido a ação de alguns que foram coniventes com as atitudes inescrupulosas e outros por prestar serviços de baixa qualidade.

Há contadores que ficaram muito focados na prestação de serviços que atendam somente às obrigações fiscais. Serviços esses que normalmente não são valorizados pelo cliente e obviamente não há reconhecimento financeiro, ocasionando a disposição para pagar o mínimo possível.

Você sabia que a primeira profissão regulamenta no Brasil foi a de contador e aconteceu em 1870, através do Decreto Imperial 4475? Pois é, uma profissão que tem uma longa e linda história não pode permitir que fique na lembrança apenas o fato desastroso provocado por alguns mal profissionais.

Hoje grande parcela dos contadores recebe o reconhecimento de empresário contábil pelas ações que o distinguem:
                Atualização constante, que o capacita a prestar serviços com zelo, lisura e segurança;
                Transforma seus negócios em empresa contábil qualificada;
                Oferta novos serviços aos clientes, tais como: consultoria, assessoria e tantos outros que contribuem para a geração de informações para a tomada de decisões gerenciais;
                Nega-se a prestar serviços, mesmo com oferta financeira alta, que contribuem com a sonegação fiscal;
                Precifica os serviços com margens justas e demonstra com clareza ao cliente.

Orgulho-me muito pela profissão que escolhi, pois nenhuma outra proporciona a condição da facilidade na administração de empresa, exatamente pela destreza com que temos de gerar informações e interpretá-las. Minha filha, que hoje está com 19 anos, depois de pensar muito e analisar diversas profissões, decidiu tornar-se contadora e já está cursando o segundo ano na faculdade.
Agora só depende da classe contábil continuar investindo em nos mesmo e na equipe de trabalho. Proporcionar treinamento na área de legislação e atendimento é fundamental. Oferte ao cliente serviços que contribuam de forma ética para a gestão das empresas.
Assim com certeza conquistaremos a confiança da sociedade e o reconhecimento merecido.

Gilmar Duarte (25/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário