domingo, 18 de março de 2012

São tantos serviços para fazer que não tenho tempo para administrar


São tantos afazeres no dia a dia de um empresário, tarefas rotineiras que muitas vezes leva até ir ao banco para fazer pagamentos, efetuar cobranças, emitir notas fiscais, ajudar na produção e tantas outras que por falta de colaboradores acaba se envolvendo com essas tarefas. Não significa que são tarefas sem importância, mas que podem ser delegadas para que o empresário possa ocupar-se com atribuições relativas a ele.
Sabe-se que numa pequena empresa não há funcionários e departamentos para todas as atividades e acaba tendo o empresário que desempenhar um pouco de tudo, tais como precificação dos serviços, marketing, finanças, novos investimentos, contratação e desligamento de colaboradores, entre outras. No entanto você é apenas um e deve eleger as atividades de gestão da empresa para si e delegar ao máximo as demais tarefas. Diariamente, também, é necessário ter um tempo para pensar, pois é nesses momentos que é possível dar um grande salto. Como diz o ditado popular quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro.
Imagine que no avião todos os tripulantes ocupem-se com as mesmas coisas e não há um comandante. Será que o passageiro (cliente) se sentirá seguro e satisfeito? Certamente que a satisfação do cliente está ligada ao bom atendimento, organização e a certeza de que são profissionais que estão à frente de cada uma das tarefas. O comandante é aquele que supervisiona para que todas as tarefas sejam bem desempenhadas, estando atento para antecipar os problemas para que o cliente além de satisfeito seja surpreendido.
Assim é que o comandante, digo o empresário, deve conduzir seus negócios. Então repense com quais atividades deseja ocupar-se na empresa. Delegue e se necessário contrate mais colaboradores para que sobre tempo pensar, planejar e ajustar o rumo do avião.

Gilmar Duarte (18/03/2012)

Um comentário:

  1. concordo, mass...para que isso aconteça é necessario ter colaboradores aptos para assumir tais responsabilidades, coisa que hoje é dificil!!!

    ResponderExcluir