terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Universidades preparam o contador para ser um empresário?

Último ano de faculdade, provas e mais provas, trabalho de conclusão, suspense, até que recebe a noticia que passou. Então começam as comemorações e enfim o dia da formatura com lindos discursos, emoções, despedidas e as vezes recebe um anel de formatura de presente. Ufa ... agora terminou, estou formado.

Estou preparado para o mercado? A Proposta da universidade foi de encontro com aquilo que o mercado está exigindo? Aproveitei todas as oportunidades oferecidas para qualificar-me?

Todos estes questionamentos serão colocados em teste, mas uma pergunta especial pode ser feita. Preparei-me para ser um contador ou para ser um empresário contábil?

Um empresário contábil precisa ter uma preparação complementar, pois é necessário ter conhecimentos da gestão dos negócios.


Algum tempo atrás meu filho, que tinha 12 anos, disse que queria ser veterinário. Então perguntei o que o motivou para fazer esta opção e ele respondeu que gosta de animais e é uma forma de unir o útil ao agradável. Perguntei se ele iria atuar como empregado ou tinha outras metas. Após pensar um pouco informou que pretendia, assim que possível, constituir um pet shop, pois é possível que tivesse uma remuneração melhor.

Segundo Filion "Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões", portanto uma pessoa versátil.

Muitas pessoas constituem uma empresa por que sabem fazer muito bem um determinado trabalho, mas não estão preparadas para ser empresários, que de acordo com muitas pesquisas do Sebrae mais de 60% quebram em até três anos.  Esta deficiência o contador também poderá ter, se durante os anos de preparação na faculdade não buscar informações e ir se preparando, pois é bastante comum o contador aventurar-se com sua própria empresa prestadora de serviços contábeis.

Gilmar Duarte (28/02/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário