segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conheça o alvo e conquiste a saúde financeira da sua empresa

O tempo é finito em nossa vida e mais ainda aquele dedicado à profissão. Saber aproveitá-lo e precificar corretamente pode ser o diferencial que se espera para obter a estabilidade financeira da empresa.

Conhecer com riqueza de detalhes a empresa que gerenciamos faz com que sejamos mais agressivos e certeiros. Quando o alvo é desconhecido pode-se atirar para qualquer lado que o acerto só virá por muita sorte.

Mais uma vez com auxílio da Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC) obtivemos a informação de que 27% dos empresários que responderam ao questionário disseram que adotam algum tipo controle do tempo investido no cliente. Parece pouco, mas considero um número expressivo, dado que a metodologia na área contábil é muito recente - menos de três anos.

Ainda daqueles que responderam a PNEC, 7% disseram que conhecem a lucratividade que cada cliente apresenta. Este número poderá crescer rapidamente, pois se 27% medem o tempo investido no cliente basta calcular o valor da hora vendida e então multiplicar para chegar ao custo. Assim, deduzindo o custo da receita por cliente, chega-se à lucratividade.

Se a sua empresa está entre os 27% que conhecem o tempo aplicado no cliente, parabéns. Você está adiantado alguns passos. Porém, se já tem em mãos a lucratividade por cliente, então você faz parte do pelotão de frente. De posse destas valiosas informações, sua empresa certamente sabe onde está o alvo e pode atirar na direção com segurança e sem desperdício de munição.

Se você ainda não respondeu a PNEC pode fazê-lo agora e contribuir com o enriquecimento da classe empresarial contábil. Em 2014 divulgaremos todas as informações obtidas para aqueles que participaram. Copie o link goo.gl/o5A2Ro e cole no navegador da internet.

Tags: PNEC, alvo, tempo, controle.


Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”.

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