segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como reduzir o peso dos impostos nas empresas?

Empresas economizam muito dinheiro fazendo planejamento tributário, tarefa para a qual o contador está habilitado e é o profissional mais indicado.

O governo necessita arrecadar tributos para oferecer serviços públicos eficientes como segurança, educação e transporte. Alguns exageram, como é o caso da atual administração federal brasileira, país cuja carga tributária chega a 36,27% do PIB. O dado que se refere ao ano de 2012, foi o mais alto entre os países emergentes, é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Com toda esta fome do “Leão” é necessário que as empresas fiquem bastante atentas a fim de evitar que, inadvertidamente, paguem mais do que o necessário. Longe de estarmos incentivando a sonegação, mas sim a economia de tributos com o planejamento tributário, uma vez que ao menos 90 tributos entre impostos, contribuições e taxas são cobrados no Brasil. A lista pode ser conferida no link www.portaltributario.com.br/tributos.htm.

Fazer o planejamento tributário significa contratar um profissional que conheça profundamente a empresa e estude cada tributo recolhido para atestar se o pagamento está sendo feito da forma correta. Destaque especial deve ser dado para a definição do regime tributário a ser adotado, levando em conta o que é mais vantajoso para a empresa.

Os três mais conhecidos e utilizados são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Não existe o mais benéfico para a totalidade das empresas, por isso as particularidades de cada um devem ser analisadas antes de se identificar o de menor custo, sempre obedecendo às regras legais.

Muitos profissionais oferecem o planejamento tributário, alguns o vendem a preço de ouro, mas certamente o seu contador é a pessoa apta para fazer este estudo, pois conhece a sua empresa como ninguém. Ao se iniciar um novo ano é a melhor data para rever o planejamento tributário.

O planejamento tributário de brinde não gera o resultado esperado pelo cliente, pois não haverá dedicação do profissional. Exija do contador um estudo aprofundado, remunere-o adequadamente e os benefícios para a sua empresa serão grandes.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”.
15/12/2013

Tags: regime, planejamento, tributo, economia, sonegação, imposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário