segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sutilezas nos jargões dos clientes visando a desvalorização dos serviços contábeis

Algumas frases proferidas pelos clientes são verdadeiras “diretas” para pagar menos pelos serviços. Se não estivermos preparados eles poderão atingir o alvo.

O cliente satisfeito com o serviço ou produto oferecido pelo fornecedor é aquele que percebe valor naquilo que está comprando e considera que o preço a ser pago é justo.

O empresário contábil, graduado e habilidoso na lida com a organização dos números, poucas vezes possui conhecimentos de marketing para atribuir e propagar o “valor” existente nos serviços para obter o reconhecimento dos seus clientes. O valor a que me refiro não é o preço, mas os diferenciais que poderão conquistar o cliente e incentivá-lo a pagar um preço melhor.

É comum observar clientes de empresas contábeis que não reconhecem qualquer valor nos serviços recebidos e utilizam jargões com o intuito de desvalorizar os serviços e, consequentemente, pagar preços irrisórios. Veja abaixo algumas frases que parecem ditas somente para a sua empresa, mas comumente são mesmas em qualquer parte do Brasil.

·         Esse serviço é só o seu escritório que cobra;
·         Você vai cobrar este cafezinho que está me oferecendo?
·         O seu honorário é o mais caro da cidade;
·         Qualquer coisa que você faz quer cobrar à parte;
·         Este valor é um absurdo, pois para fazer basta dar apenas um clique;
·         Nunca pedi nada e a primeira vez que solicito algo já querem cobrar à parte;
·         O que vocês fazem é apenas enviar os impostos e cobrar o honorário;
·         O meu contador nunca disse que era necessário emitir nota de todas as vendas;
·         Só fiz assim porque foi orientação do meu contador.

Infelizmente nem sempre temos as respostas adequadas e não ofensivas. Necessitamos buscar conhecimentos, não só na habilidade de tratar os números, mas também para o bom relacionamento com os clientes.

Agora que sabemos que isto acontece com as demais empresas de contabilidade comecemos a pensar no que fazer para reverter o processo. Minha sugestão é catalogar o maior número possível delas e talvez buscar o auxílio de um profissional de marketing para classificar as respostas. Contribua com esta causa.

Tags: frases, reclamações, serviços, desvalorizar


Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".

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