Algumas frases proferidas pelos
clientes são verdadeiras “diretas” para pagar menos pelos serviços. Se não
estivermos preparados eles poderão atingir o alvo.
O
cliente satisfeito com o serviço ou produto oferecido pelo fornecedor é aquele
que percebe valor naquilo que está comprando e considera que o preço a ser pago
é justo.
O
empresário contábil, graduado e habilidoso na lida com a organização dos
números, poucas vezes possui conhecimentos de marketing para atribuir e
propagar o “valor” existente nos serviços para obter o reconhecimento dos seus
clientes. O valor a que me refiro não é o preço, mas os diferenciais que poderão
conquistar o cliente e incentivá-lo a pagar um preço melhor.
É
comum observar clientes de empresas contábeis que não reconhecem qualquer valor
nos serviços recebidos e utilizam jargões com o intuito de desvalorizar os
serviços e, consequentemente, pagar preços irrisórios. Veja abaixo algumas
frases que parecem ditas somente para a sua empresa, mas comumente são mesmas em
qualquer parte do Brasil.
·
Esse
serviço é só o seu escritório que cobra;
·
Você
vai cobrar este cafezinho que está me oferecendo?
·
O
seu honorário é o mais caro da cidade;
·
Qualquer
coisa que você faz quer cobrar à parte;
·
Este
valor é um absurdo, pois para fazer basta dar apenas um clique;
·
Nunca
pedi nada e a primeira vez que solicito algo já querem cobrar à parte;
·
O
que vocês fazem é apenas enviar os impostos e cobrar o honorário;
·
O
meu contador nunca disse que era necessário emitir nota de todas as vendas;
·
Só
fiz assim porque foi orientação do meu contador.
Infelizmente
nem sempre temos as respostas adequadas e não ofensivas. Necessitamos buscar
conhecimentos, não só na habilidade de tratar os números, mas também para o bom
relacionamento com os clientes.
Agora
que sabemos que isto acontece com as demais empresas de contabilidade comecemos
a pensar no que fazer para reverter o processo. Minha sugestão é catalogar o
maior número possível delas e talvez buscar o auxílio de um profissional de
marketing para classificar as respostas. Contribua com esta causa.
Tags: frases, reclamações, serviços, desvalorizar
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis.
Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".
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