domingo, 17 de novembro de 2013

O ralo da inadimplência nos serviços contábeis

Muitos clientes “esquecem” de pagar o contador e aqueles que não possuem um critério firme para resgatar os inadimplentes podem levar ao cancelamento do contrato.

A inadimplência tem sido uma das grandes dores de cabeça de todos credores e talvez sentida com maior frequência pelos empresários da área contábil, muitas vezes inábeis para reverter este crescente processo. Conhecer a inadimplência é fundamental para afinar os projetos de fluxo de caixa.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001), inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação. Simples na definição, múltipla nas diferentes abordagens de cálculos. Alguns autores tendem a adotar critérios rigorosos e complexos, outros propõem regras menos restritivas.

Desejo apresentar uma abordagem acessível e pouco restritiva para o meio empresarial contábil, porém nada impede que, se a sua empresa possui maior complexidade e volume, o controle seja intensificado.

A proposta para calcular a inadimplência é a mesma que utilizamos na Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC), ainda disponível para os que desejam contribuir com a classe (acesse goo.gl/o5A2Ro). Basta ter duas informações: o faturamento do último mês (F) e o somatório dos valores não recebidos (P30) há mais de trinta (30) dias.

Optamos pelo faturamento de um mês, o último, por ser muito simples de buscar a informação e apresenta bom resultado comparativo. Os valores não recebidos ou pendentes devem ser considerados desde que haja reais possibilidades de recebê-los, pois, do contrário, tratam-se de cobranças perdidas e outro índice é necessário para o cálculo. Sabemos que os recebimentos nas empresas contábeis têm dia certo, mas ao longo dos primeiros trinta (30) seguintes é realizada grande parte dela.

De posse do faturamento (F) e das pendências (P30) basta aplicar a seguinte fórmula para encontrar o índice de inadimplência (I):

            I = P30 / F

A título de exemplo imaginemos uma empresa com faturamento no último mês de R$ 100 mil que totalizou as pendências há mais de trinta (30) dias vencidas de R$ 15 mil:
            I = 15.000,00 / 100.000,00
            I = 0,15 ou 15%

Os empresários contábeis que responderam a PNEC informaram que a inadimplência média de suas empresas é de 11,27%. Será que é uma média aceitável? E você, conhece este índice na sua empresa? Está fazendo o acompanhamento mensal? Já compartilhou na PNEC para contribuir com a valorização e o crescimento da categoria, tão reclamada pelos bons contadores?

Tags: inadimplência, PNEC, índice


Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário