segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Precificar os serviços contábeis pode ser tarefa fácil?

Precificar serviços é uma tarefa difícil. Há muitos interessados em ampliar o conhecimento, mas ainda há pouco incentivo, o que acaba limitando o crescimento deste tema. A solução pode ser simples.

Grupos de pessoas com o objetivo de ampliar conhecimentos buscam formas organizadas que deem asas à imaginação. A reunião de pessoas, nas mais diversas áreas, tem sido uma das formas de ampliar a troca de experiências, o que vale também para empresários contábeis e contadores. Basta navegar na Internet para constatar a grande quantidade de eventos como congressos, seminários e outros tipos de encontros promovidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conselhos regionais de Contabilidade (CRC), Sescap’s, Sescon’s, universidades e demais órgãos da classe contábil de todos os rincões do Brasil.

Congresso é uma reunião de pessoas com interesse comum para tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias, na qual os participantes vão para ouvir novidades. É, portanto, uma forma passiva.

Já o seminário se reveste de uma característica ativa, pois trata-se de um encontro  de especialistas para apresentar estudos a respeito de um tema central, seguido de debate com a plateia.

Refletindo desta forma, sinto falta de seminários para tratar da gestão das empresas contábeis e mais especificamente, à precificação. Imagino como seria proveitoso e enriquecedor a exposição sobre a precificação de serviços contábeis por especialistas, seguida de debate com a plateia e, por fim, escrever as conclusões, para que os interessados tenham condições de continuar desenvolvendo as ideais propostas pelo grande grupo.

Como membro da Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis – Copsec - do Sescap/PR, tenho participado de muitas reuniões em diversas cidades do Paraná. Revelo que cresci com a troca de experiências. Tenho lutado para promover um encontro nacional de pessoas interessadas no tema precificação por acreditar que a classe ganhará com a unificação dos conhecimentos isolados.

Com este mesmo sentimento e vontade de fazer um pouco mais pela classe, conclamo os colegas empresários contábeis que enviem mensagem para demonstrar seu interesse. Com a manifestação do apoio será mais fácil viabilizar um seminário nacional de precificação que ficará registrado na história dos profissionais do meio empresarial contábil com um primeiro grande passo.



Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".

Tags: Seminário, Congresso, precificação, contabilidade

Um comentário:

  1. A realização de um seminário nacional de precificação seria muito importante para a classe contábil, pois traria mais informações de especialistas no tema além da troca de experiências dos contadores que atuam no mercado.

    ResponderExcluir