Alguns empresários contábeis se envolvem exageradamente
com tarefas rotineiras e ficam sem tempo para conhecer os pontos positivos da
empresa, razão pela qual deixam de melhorar a lucratividade.
Na semana passada escrevi sobre os pontos
fracos das empresas e disse que conhecê-los e relacioná-los tem a finalidade transformá-los
em pontos positivos ou, ao menos, controlá-los, para que não danifiquem a
imagem da empresa. Durante toda a semana recebi muitos contatos de empresários
da área contábil que se dispuseram a responder a pesquisa que estamos
desenvolvendo. Outros queriam conhecer melhor a metodologia de precificação e
ainda houve quem quis contribuir com a lista dos pontos fracos. A todos
agradeço pela importante colaboração e carinho demonstrado.
Neste artigo, abordaremos os pontos
fortes das empresas de contabilidade, de acordo com as respostas dos
empresários que já responderam ao nosso questionário.
Pontos fortes são características ou
recursos disponíveis que facilitam o cumprimento da missão da empresa. Estas
características tornam a imagem da empresa mais atraente, respeitada e
competitiva. É importante saber o que diferencia a sua empresa positivamente
das demais, para potencializar esses pontos e extrair deles o máximo de
benefícios.
Ao questionar o empresário contábil sobre
os pontos positivos de sua empresa, percebi que o assunto desperta sua
autoconfiança, demonstrada pelo semblante altivo. Ele então passa a relatar
ponto por ponto, inclusive rarram considerações feitas pelos clientes, com muita
satisfação e riqueza de detalhes. A relação dos pontos positivos, citada
abaixo, crescerá muito mais à medida que intensificarmos as entrevistas, que
poderão ser solicitadas através do endereço gilmarduarte@dygran.com.br.
Vejam as características positivas
apontadas por diversos empresários entrevistados:
·
Know-how;
·
Agilidade;
·
Honestidade;
·
Atendimento ao cliente;
·
Qualificação dos colaboradores;
·
Gestão das tarefas e tempos dos
colaboradores;
·
Controle do custo e precificação da hora
vendida;
·
Departamento de TI (tecnologia da informação)
interno.
Conhecer o que diferencia positivamente sua
empresa das demais é uma ferramenta de precificação, pois ela é baseada em três
enfoques: custo, concorrência e valor percebido pelos clientes. Se o cliente
reconhece a sua empresa com excelência em determinados serviços, cobre por eles
valores acima dos praticados pelos concorrentes. O cliente saberá que isto é
investimento, e não custo.
Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro
"Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo
aplicado".
Tags: pontos fortes, precificar, valor, imagem, lucro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário