Às
vezes desconhecidos dos próprios fornecedores de mercadorias e/ou serviços, os
pontos fracos da empresa são apontados pelos clientes com muita segurança.
Com
o objetivo de conhecer um pouco mais a realidade das empresas contábeis do
nosso país iniciei, há um mês, uma pesquisa com visitas às empresas contábeis.
Nesta semana participei de mais uma reunião da Comissão de Precificação dos
Serviços Contábeis (Copsec) do Sescap/PR, da qual faço parte, e visitei duas
empresas contábeis. A pesquisa não tem data prevista para ser concluída, mas em
seis meses deverá disponibilizar informações significativas e será possível
começar a traçar o perfil do empresário contábil. Aqueles que desejarem ser
visitados e participar da pesquisa podem fazer contato: gilmarduarte@dygran.com.br.
A
pesquisa é ampla e aborda, além dos dados cadastrais, informações dos
colaboradores, clientes, honorários, pontos forte e pontos fracos, finanças e
diversos indicadores para medir o desempenho das empresas.
Neste
artigo tratarei dos pontos fracos de uma empresa contábil, na visão dos
empresários já entrevistados. Conhecer o lado negativo pode passar uma
impressão pessimista, pois foca no que é feito sem competência. No entanto,
esta atitude pode ser vista como a que proporciona informações de atuações deficientes
que podem ser melhoradas. Se as falhas que comprometem a imagem de nossa
empresa são conhecidas, temos a oportunidade de transformá-las em pontos
positivos. Por exemplo, no levantamento apontou que a empresa é muito lenta
para dar retorno às solicitações dos clientes, é possível trabalhar em prol da
agilidade e conquistar o reconhecimento do cliente. Quando for impossível
transformar pontos fracos em pontos fortes, devemos atuar no controle.
Ao
questionar os empresários sobre os pontos fracos observei profunda reflexão dos
mesmos, pois o assunto os deixa descontentes e com o sentimento de incapacidade
para resolver. A maior frustração, no entanto, advém da comparação com o
concorrente e da certificação de que em determinados pontos ele é melhor.
Os
principais pontos fracos citados pelos empresários contábeis já pesquisados
são:
·
Baixa
qualificação dos colaboradores;
·
Alta
rotatividade dos colaboradores;
·
Alto
custo da folha de pagamento;
·
Deficiência
na comunicação interna;
·
Dificuldade
para manter-se atualizado;
·
Deficiência
na comunicação externa (clientes);
·
Alta
inadimplência dos clientes;
·
Concentração
significativa do faturamento em poucos clientes;
·
Perda
de clientes;
·
Concorrência
desleal.
Os
pontos fracos da sua empresa são os mesmos citados acima? Reúna os
colaboradores, relacione os pontos fracos e aponte aqueles possíveis de reverter
e os que deverão ser controlados. Seis meses mais tarde faça nova reunião para
medir o progresso conquistado.
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis.
Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".
Tags: pontos fracos, contábeis, contabilidade, gestão, defeitos, transformação
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