domingo, 2 de junho de 2013

Concorrência desleal, o caminho certo para a desvalorização da classe

É cada vez mais difícil sobreviver na selva em que o “leão” não é mais o governo, e sim colegas de profissão que praticam preço baixíssimo para atrair novos clientes. É possível trancá-los numa jaula a fim de impedir que provoquem tanto estrago e pânico?

O ser humano busca a zona de conforto, ou seja, um estágio no qual possa atuar com tranquilidade e sem nenhuma ameaça. Infelizmente ninguém consegue passar a vida toda desta forma. Para o refinamento do próprio ser humano na busca de tornar a vida mais interessante é necessário sair da zona de conforto. Daniel C. Luz, professor, consultor e palestrante, afirma que quem leva uma vida segura e previsível nunca saberá a pessoa extraordinária que realmente é. 

Lamentar a redução do mercado ou de clientes somente despertará em algumas pessoas o sentimento de pena a nosso respeito, o que não auxiliará em nada. Atividades com pouca concorrência já não existem mais. O mercado da prestação de serviços contábeis é abundante, mas se transformou em commodities, fazendo com que o grande diferencial passasse a ser o preço.

O concorrente que conquista clientes com a pratica de preços extremamente baixos sobreviverá? É possível que tenha dificuldades e talvez o seu negócio seja incapaz de gerar lucratividade suficiente para permitir uma vida financeira satisfatória. Por outro lado, honorário alto pode sugerir métodos de trabalho ineficientes, caso em que o concorrente, com mais eficiência, consegue obter lucro com honorários menores.

Não é possível trancar em jaulas os concorrentes sedentos de presas e que atacam com os dentes, mas manter atitude passiva para observar e lamentar o que está acontecendo é inadequado. Os desesperados sempre atacam isoladamente, então é fácil combatê-los, mas para isso é fundamental a união da classe na sua cidade.

Combata o predador com armas pontuais. Faça uma reflexão sobre os pontos abaixo:

·         Não adote tabela de preços;
·         Divulgue a empresa e os serviços e/ou produtos;
·         Prospecte novos clientes;
·         Não tenha medo de perder clientes que geram prejuízo;
·         Controle eficientemente os custos da empresa. Saiba que o custo da mão de obra da empresa contábil representa, ao menos, 50% do faturamento;
·         Estude e adote uma metodologia de precificação justa, coerente e com lucratividade;
·         Controle todas as atividades da sua empresa. O software PC Contábil, desenvolvido pela Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis (Copsec/Sescap/PR) é uma ferramenta excepcional para controlar com eficiência;
·         Mantenha-se unido com a sua classe.

Quem busca a valorização atuando isoladamente, lamentando e praticando preços abaixo do custo para combater a concorrência está equivocado. A valorização só acontece com a participação engajada de colegas que partilham os mesmos princípios e sonhos. Busque participar ativamente nas associações de classe, apresente os problemas e contribua com sugestões e ações para viabilizar o crescimento da classe. Assim você também prosperará.


Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".

Tags: valorização, honorário contábil, preço, concorrência desleal, zona de conforto

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