É cada vez mais difícil sobreviver na selva em que o “leão” não é mais
o governo, e sim colegas de profissão que praticam preço baixíssimo para atrair
novos clientes. É possível trancá-los numa jaula a fim de impedir que provoquem
tanto estrago e pânico?
O ser humano busca a zona de conforto, ou seja, um estágio no qual possa
atuar com tranquilidade e sem nenhuma ameaça. Infelizmente ninguém consegue
passar a vida toda desta forma. Para o refinamento do próprio ser humano na
busca de tornar a vida mais interessante é necessário sair da zona de conforto.
Daniel C. Luz, professor, consultor e palestrante, afirma que quem leva uma
vida segura e previsível nunca saberá a pessoa extraordinária que realmente
é.
Lamentar a redução do mercado ou de clientes somente despertará em
algumas pessoas o sentimento de pena a nosso respeito, o que não auxiliará em
nada. Atividades com pouca concorrência já não existem mais. O mercado da
prestação de serviços contábeis é abundante, mas se transformou em commodities, fazendo com que o grande
diferencial passasse a ser o preço.
O concorrente que conquista clientes com a pratica de preços
extremamente baixos sobreviverá? É possível que tenha dificuldades e talvez o
seu negócio seja incapaz de gerar lucratividade suficiente para permitir uma
vida financeira satisfatória. Por outro lado, honorário alto pode sugerir
métodos de trabalho ineficientes, caso em que o concorrente, com mais
eficiência, consegue obter lucro com honorários menores.
Não é possível trancar em jaulas os concorrentes sedentos de presas e
que atacam com os dentes, mas manter atitude passiva para observar e lamentar o
que está acontecendo é inadequado. Os desesperados sempre atacam isoladamente,
então é fácil combatê-los, mas para isso é fundamental a união da classe na sua
cidade.
Combata o predador com armas pontuais. Faça uma reflexão sobre os
pontos abaixo:
·
Não adote tabela de preços;
·
Divulgue a empresa e os serviços e/ou produtos;
·
Prospecte novos clientes;
·
Não tenha medo de perder clientes que geram
prejuízo;
·
Controle eficientemente os custos da empresa.
Saiba que o custo da mão de obra da empresa contábil representa, ao menos, 50%
do faturamento;
·
Estude e adote uma metodologia de precificação
justa, coerente e com lucratividade;
·
Controle todas as atividades da sua empresa. O
software PC Contábil, desenvolvido pela Comissão de Precificação dos Serviços
Contábeis (Copsec/Sescap/PR) é uma ferramenta excepcional para controlar com
eficiência;
·
Mantenha-se unido com a sua classe.
Quem busca a valorização atuando isoladamente, lamentando e praticando
preços abaixo do custo para combater a concorrência está equivocado. A
valorização só acontece com a participação engajada de colegas que partilham os
mesmos princípios e sonhos. Busque participar ativamente nas associações de
classe, apresente os problemas e contribua com sugestões e ações para
viabilizar o crescimento da classe. Assim você também prosperará.
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis.
Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".
Tags: valorização, honorário contábil, preço, concorrência desleal, zona de conforto
Nenhum comentário:
Postar um comentário