Gastos,
custos ou despesas são termos amplamente utilizados no cotidiano do empresário,
especialmente se ele é o responsável pela precificação dos produtos,
mercadorias ou serviços.
Embora
façam parte do dia a dia empresarial ainda há quem faça confusão entre os distintos
significados. Vejamos:
Gasto:
é todo o dispêndio financeiro. É o valor desembolsado sem qualquer tipo de
retorno financeiro, como, por exemplo, um investimento. Dependendo do processo
da depreciação, o gasto pode transformar-se em despesa ou custo.
Custo:
são gastos efetuados e aplicados na elaboração de serviços ou produtos. No
comércio, destinam-se à aquisição de mercadorias. Já na indústria e na prestação
de serviços, são classificados como custos a mão de obra direta, a matéria-prima
e demais insumos aplicados no produto ou serviço.
Despesa:
é o gasto não aplicado no produto que passa a ser frequente. Em outras
palavras, são todos os gastos frequentes que não estão incorporados no produto,
mercadoria ou serviço. No caso de uma empresa prestadora de serviços de
contabilidade, os valores pagos de água, energia elétrica, assinatura de
jornais e revistas, combustível para veículos, salário e encargos da
secretária, manutenção dos veículos, telefone, internet, seguro, aluguel e manutenção
do software são consideradas despesas fixas. É importante frisar que,
dependendo de cada empresa e também da forma da aplicação da metodologia de precificação,
a classificação dos valores pode variar entre despesa ou custo.
A
despesa fixa normalmente não contribui em nada para o aumento ou redução das
vendas, nem mesmo para a qualidade do produto, mercadoria ou serviço. Quanto
menos este item representar sobre o faturamento, melhor.
Uma
empresa pode funcionar sem despesas fixas? Seria muito bom, mas é praticamente
impossível. Elas são necessárias ao bom andamento do negócio. O possível de ser
feito para não comprometer a rentabilidade é reduzi-las ao máximo em relação ao
faturamento. Quando não conseguir reduzir o valor financeiro, a alternativa é
mantê-las fixas e aumentar o faturamento.
Facilitou compreensão dos estudos.
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