domingo, 22 de abril de 2012

Preço justo com base no tempo aplicado


O reduzido número de profissionais habilitados ao exercício da atividade contábil em um passado não muito distante era proporcional à concorrência, também pequena. O valor do honorário era definido de forma simplista, mas certamente proporcionava alta rentabilidade. Ambos os fenômenos ocorreram em outras áreas.

Na indústria gráfica, por exemplo, o preço de venda dos impressos era definido por um cálculo muito limitado: o valor investido com papel era multiplicado por dois. Todos os outros custos, como mão de obra, eram desconsiderados. Ainda assim o empreendedor obtinha lucro, pois a evolução patrimonial de alguns empresários do setor era visível. Não havia necessidade de analisar outros custos, pois a margem era elevada.

O aumento da concorrência verificado nos últimos anos oferta serviços a preços bastante baixos para conquistar parte do mercado, o que impede a aplicação de fórmulas simplistas para definir com precisão o valor dos honorários. Há necessidade de aprimorar o cálculo e considerar todos os custos envolvidos. A evolução faz parte do crescimento profissional em qualquer setor.

Veja o caso do jogador de futebol que é um exímio cobrador de faltas. Para continuar sendo reconhecido como tal o atleta treina diariamente buscando aprimorar a mira e fazer o gol, caso contrário, outros o engolirão. O mesmo ocorre com o empresário da contabilidade. Por isso é necessário analisar detalhadamente cada tarefa para aprimorar a execução e encontrar o preço justo, ou seja, fazer o gol. O preço justo a ser aplicado – e isso vale para todas as profissões - não é aquele que o cliente deseja pagar, mas o que garante a rentabilidade e a continuação do negócio. Sem retorno positivo qualquer empresa pode deixar de existir.

O fator tempo é a nossa sugestão para apurar o custo e formar o preço de venda. No entanto, como já escrevemos em outros artigos, há mais fatores que devem ser aplicados em conjunto na definição do preço de venda: o valor aplicado pela concorrência e o percebido pelo cliente.

Então, para calcular o valor do honorário lembre-se de definir o lucro líquido desejado e apurar o preço de venda da hora trabalhada da empresa para encontrar a quantidade de horas aplicadas em cada cliente. Por fim, para conhecer o valor do honorário com rentabilidade, multiplique o valor da hora pelo tempo. A utilização de um software específico o auxiliará nesta tarefa.

Difícil? Basta apenas conhecer a metodologia, ser disciplinado e ter persistência para conquistar resultados positivos.

Gilmar Duarte
Autor do livro “Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado.”
22/04/2012

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