Para
vencer uma guerra é necessário estudar detalhes da atuação do inimigo e, de
forma unida, atacá-lo. Coibir a prostituição dos honorários contábeis exige a
mesma estratégia.
Na
semana passada um leitor fez a seguinte indagação no artigo que publiquei sobre
os critérios para precificar os serviços contábeis: “E como ficam os que praticam
o aviltamento cobrando mixarias e acumulando clientes?” Agradeço a oportunidade
de poder refletir mais uma vez sobre este espinhoso tema que é o aviltamento.
Primeiramente,
com o auxílio de dicionários busquei o significado de aviltamento e vejam os muitos
adjetivos e que, a meu ver, são próprios para definir o que ocorre na profissão
contábil: indignidade, desonra, descrédito, depreciação, desvalorização,
desprezível e um termo ainda mais pesado - canalhice.
Atenção:
a abordagem aqui é específica para o meio da prestação de serviços contábeis. Como
acontece o aviltamento ou a prostituição do mercado? É bastante simples a
técnica destes maléficos profissionais. Primeiro eles conquistam os clientes,
especialmente aqueles que só enxergam o preço, oferecendo-se por valores muito abaixo
do mercado, só que não entregam o serviço completo. Claro, eles prestam só uma
parte do serviço, pois do contrário não teriam recursos financeiros para manter
funcionários capazes, constantemente treinados e na quantidade necessária. O cliente
não percebe que o serviço está incompleto, só descobrirá depois de muito tempo.
E daí as atribulações podem ser grandes.
Até
aqui não há nenhuma novidade e como já escrevi diversas vezes, de nada adianta
chorar e/ou reclamar. É preciso planejar uma ação que bloqueie os malfeitores.
Uma das formas seria fiscalização duríssima nas empresas contábeis visíveis e
naquelas que ficam escondidas, principalmente. Infelizmente, esse pedido já foi
implorado, sem sucesso, junto aos conselhos regionais de contabilidade.
Diante
deste cenário proponho duas ações que certamente desarticularão a façanha
destes predadores dos serviços de contabilidade com qualidade: divulgação e
união.
Divulgação
– é necessário aprender a divulgar a qualidade dos serviços. Jeffrey Thull, autor
de livros e requisitado consultor na área de estratégia de vendas, disse que “para
que esta venda seja bem-sucedida é imprescindível conferir ao cliente a
possibilidade de entender o real valor do que você está fornecendo”. Como se pode
desejar que o cliente escolha, ao invés do preço, a qualidade do serviço, se
ele não compreende a real importância e necessidade daquele trabalho?
União
– não dá para esperar que alguém faça o trabalho por você. É preciso unir pessoas
com os mesmos ideais e debater o tema até encontrar soluções. Desenvolver
campanhas de conscientização dos clientes e de fortalecimento fica mais barato quando
a ação é dividida pelo grupo. Contrate consultores, palestrantes e outros
profissionais do interesse mútuo.
Tags: aviltamento, honorário, prostituição, qualidade, contabilidade, divulgar, unir
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