segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Faça parte da história da precificação dos serviços contábeis!

É possível fazer parte da história em busca da valorização da classe contábil. Unidos podemos conquistar o direito a uma fiscalização enérgica e punitiva para quem deprecia a contabilidade e promove a precificação injusta.

A história é feita de lutas e conquistas. Ao longo do tempo, muitos se dedicaram a conquistar benefícios almejados, mas poucos tinham esperança de um dia alcançá-los. Então surgem os abnegados que reconhecem suas reais possibilidades e decidem empunhar a bandeira. Foi assim também com a luta pela regulamentação da contabilidade no Brasil.

João Lyra (1871 - 1930), senador que viria a ser o patrono da contabilidade brasileira, juntamente com outras personalidades, empreendeu grandes esforços para a regulamentação da profissão. Num dos diversos discursos proferidos sobre o assunto, ele disse: “trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia dos Contabilistas Brasileiros.”

Parece que foi simples, mas para conquistar o apoio do senador certamente foi precedido de grande esforço da classe, que almejava a regulamentação. Depois do que foi ainda preciso, por parte do senador Lyra, convencer seus pares pela votação favorável. Deve ter sido desgastante e, acredito, desanimador em alguns momentos, mas a determinação das pessoas envolvidas, representadas pelo senador, foi maior.

Na atualidade há outro grande clamor da classe contábil que implora apoio para que a qualidade dos serviços prestados seja preservada. Como manter a qualidade dos serviços com os baixos preços praticados? Como concorrer com colegas que enganam seus clientes, pois simplesmente apuram o tributo e jamais fazem a contabilidade? Os conselhos regionais de contabilidade (CRC’s) alegam ser incompetentes para atuar contra estas práticas e, para piorar, a maioria dos sindicatos patronais não sabe como ajudar.

Mesmo sem muito respaldo dos conselhos e dos sindicatos é necessário continuar a luta, pois desistir é simplesmente assumir que, apesar dos esforços, não se conseguiu contribuir para a melhoria da classe.

Saber precificar é a forma mais adequada para conquistar a liberdade financeira. Afinal de contas, quem tem a incumbência de auxiliar a classe contábil? Entendo que os CRC’s devem, ao menos, contribuir com o aumento da fiscalização, penalizando aqueles que não entregam o serviço completo. Já os sindicatos patronais deveriam buscar profissionais qualificados para massificar treinamentos de precificação dos serviços contábeis.

Enquanto isto não acontece, a luta deve continuar e precisamos unir os interessados. Foi assim que surgiu o sonho do Seminário de Precificação dos Serviços Contábeis, que será realizado em 2014 e que já venho divulgando. Este sonho pode ser mais fácil de realizar se tivermos o apoio das entidades com interesse pela classe empresarial contábil. No entanto, independentemente da contribuição, o evento se tornará realidade.

Como o nome já informa, neste seminário debateremos o tema precificação dos serviços contábeis, e certamente serão levantados problemas e apresentadas soluções que hão de cooperar com o crescimento da categoria.

Conclamo: se este também é o seu sonho venha somar para o sucesso do evento, até o momento apenas com o tema e o ano definidos. Também cobre do seu sindicato maior empenho para levar treinamentos para a categoria da sua cidade.


Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".

Tags: João Lyra, história, precificação, contabilidade, seminário, CRC, sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário