“Sem sonhos,(...) as pedras no caminho se tornam
montanhas (...).
Mas se você tiver grandes sonhos, (...) seus
desafios produzirão oportunidades.”
Augusto Cury
O sonho é o combustível que impulsiona as pessoas para atingir
objetivos que parecem impossíveis. A inexistência de sonhos desmotiva e conduz ao
fracasso pessoal e comercial. Desde criança fui considerado um sonhador. Confesso
que, algumas vezes, esta qualidade me pareceu um erro, mas depois tive certeza da
sua importância, pois as pessoas que têm grandes sonhos e correm atrás para
transformá-los em realidade são as que obtêm destaque. A título de ilustração
podemos citar os renomados sonhadores Alberto Santos Dumont, inventor do avião,
Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, Steve Jobs, criador do computador
pessoal e Nelson Mandela, líder contra o regime de segregação racial
sul-africano (apartheid), que conquistaram o reconhecimento do mundo.
Quando enxerguei que a conquista da valorização profissional depende das
conquistas da classe engajei-me e passei a lutar pela união e conscientização. A
classe empresarial contábil no Brasil é formada por 80 mil empresas que, infelizmente,
trabalham de forma individualizada, na base do “cada um por si e Deus por todos”,
o que provoca o caos.
Sonhar é uma necessidade de todos, mas é necessário pensar e traçar
estratégias de foram coletiva a fim de alcançar a realização com maior lucidez,
respeito aos colegas e com aplicação do menor esforço possível. O sonho coletivo
é aquele que decidimos compartilhar e adequar ao sonho de outras pessoas com as
quais temos afinidades. O empresário que sonha escreve o futuro da empresa que
dirige.
A maior luta das classes é pela valorização, especialmente pela busca
da remuneração justa, aquela que recompensa todo o esforço aplicado na formação
profissional e que permite oferecer condições dignas às pessoas que amamos.
É nesta luta pela remuneração justa que participo ativamente na
Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis (Copsec), na qual buscamos
desenvolver formas para aprimorar a gestão das empresas contábeis que permitam
conhecer e controlar todos os custos envolvidos para proporcionar condições da
remuneração digna.
Desenvolver metodologias para facilitar a gestão profissional ao empresário
contábil é vital, mas devem ser complementadas com a divulgação. Temos
realizado diversas palestras em universidades e associações de empresários contábeis
apresentando métodos que permitirão a valorização. Os principais pontos para os
quais chamamos a atenção são:
* proprietários de
empresas contábeis devem atuar como empresários e não como operários;
*o cálculo do valor do honorário deve tomar por base
os custos e o valor percebido pelo cliente, e não apenas a concorrência;
*adoção do controle do tempo, indispensável à precificação;
*participar de treinamentos para gestores e não
apenas os de execução de tarefas operacionais (DIRPJ, SPED, NFe etc.);
*adoção de softwares para a gestão dos clientes e
colaboradores;
*valorizar-se, respeitando a classe e praticando
preços com lucro justo;
*investir em marketing pessoal para melhorar a
imagem profissional.
Um sonho sonhado coletivamente é mais fácil de tornar-se
realidade.
Tags: sonho, metodologia, divulgação, valorização, empresário contábil, precificar, sonho
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