domingo, 17 de junho de 2012

Participação sindical empresarial: problema ou solução?


Tags: associativismo, sindicato patronal, benefícios, união.

Resumo: O desembolso de valores de qualquer ordem sempre nos faz refletir se o retorno será significativo e/ou imediato. O mesmo ocorre com o empresário convidado a participar e contribuir com a associação de classe, embora muitos aceitem pagar somente mediante exigência legal.

Descrição: O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo em função da necessidade de pertencer a um ou mais grupos sociais, embora muita gente, pela comodidade, prefira trabalhar sozinha. Aos poucos essas pessoas aprendem a compartilhar suas ideias, pois observam que as tarefas desenvolvidas em grupo geram melhores resultados.

A origem do sindicato foi na Europa medieval – séculos V e XV – e essa palavra deriva do latim syndicus, proveniente do grego sundikós, que designava um advogado.

O campo de atuação do associativismo é amplo. Os sindicatos e as associações de classe têm por objetivo representar e buscar o bem comum de uma categoria, uma vez que as políticas coletivas definidas pelo grupo têm maior chance de serem alcançadas, proporcionando mais benefícios para todos. Basta que duas ou mais pessoas com um problema em comum decidam se unir para, mais fortes, enfrentá-lo. Quando as lutas são travadas individualmente, os resultados, se e quando atingidos, são pouco expressivos.

Seguem algumas das bandeiras levantadas pelos empresários nas reuniões sindicais:
* convenção coletiva de trabalho;
* oferta de treinamentos para associados e colaboradores;
* assistência jurídica, tecnológica, ambiental e de investimentos;
* convênios de saúde e compras com benefícios;
* reuniões setoriais de estudo e debates objetivando solucionar problemas coletivos;
* luta pela criação de normas legais.

Essas associações são formadas por indivíduos que se dispõem a doarem-se em prol da coletividade, ao invés de simplesmente reclamarem ou exigirem benefícios. Quanto maior a união maior será a força e a probabilidade de obter êxito. É como o jogo cabo de guerra, brincadeira bastante conhecida das crianças que opõe um número de pessoas de cada lado de uma corda. Se apenas um estiver desmotivado todo o grupo será prejudicado. Agora imagine o contrário, se apenas um ou dois jogadores estiverem motivados e dando tudo que podem. Será que vencerão?

O mesmo ocorre em algumas associações patronais, pouco prestigiadas pelos filiados. Muitas reuniões para tratar de assuntos importantes que definirão o futuro da classe contam com ínfima participação, para citar apenas um exemplo. Se, por um lado, a classe fica fragilizada, por outro ganham força as reclamações de que o grupo é desunido e que há dificuldades para conquistar melhorias.

Fortalecer a categoria participando ativamente dos eventos promovidos pela associação de classe é o primeiro passo para que os resultados positivos apareçam. Inclusive os financeiros.

Gilmar Duarte da Silva (autor do livro “Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”). 17/06/2012

Um comentário: