domingo, 3 de junho de 2012

Como planejar o endividamento com segurança?


Resumo: O endividamento é uma ferramenta saudável para o financiamento de projetos, mas cuidados devem ser tomados para que o remédio não seja utilizado em quantidades excessivas que poderá matar o paciente.

Tags: Endividamento, captação, crédito, fluxo de caixa, projeto.

Descrição:
O endividamento das empresas é, normalmente, uma ferramenta útil para investir em maquinários ou equipamentos que maximizem a produtividade, as vendas e gere expectativa de maior lucratividade do empreendimento.

As instituições financeiras, especialmente aquelas controladas pelos governos federal e estadual, em geral possuem disponibilidades com taxas razoáveis e prazo dilatado para emprestar àqueles que apresentam bons projetos a médio ou longo prazo.

Os empresários buscam esse dinheiro avidamente, mas nem sempre conseguem aprovação do cadastro ou do projeto devido à falta de um profissional qualificado para auxiliá-los. Em função disso muitas boas ideias ficam no papel e algumas empresas acabam fechando as portas.

A concessão de crédito possui outro lado, e é para este que chamo a atenção. Alguns empresários têm extrema facilidade para conseguir crédito e abusam dos recursos de terceiros na aquisição de máquinas e equipamentos, na abertura de novas lojas, na construção de novas indústrias ou da sede própria, no aumento do capital de giro, etc.

A captação dos recursos de terceiros está longe de ser ruim ou indesejada, mas é fundamental que seja equilibrada. Para tanto, a análise de cada novo pedido de recurso deve ser feita com profundidade. Entre os vários aspectos que esse estudo deve considerar, alguns são imprescindíveis:
*o lucro a ser gerado é maior do que os juros contratados?
*a carência do pagamento é suficiente?
*o lucro e o caixa gerados por esse novo investimento será suficiente para pagar as parcelas? (se for insuficiente, o que é mais comum no início, deve-se antecipadamente estudar de onde virão tais recursos)
*há mercado consumidor para a alta produção a ser gerada pelo investimento? A empresa conseguirá vender?

Solicite o auxílio de um profissional e faça o fluxo de caixa com margem de segurança, para que não aconteça como a Grécia que, mesmo recebendo 50% de desconto dos credores não possui capacidade de pagamento. Esta situação caótica trará consequências gravíssimas tanto para o país quanto para os demais tomadores de dinheiro que projetaram a contratação de dívidas sem muita habilidade. Em muitos casos a única solução é pedir concordata, medida que também é fonte de muitos transtornos, mas a tragédia é ser obrigado a decretar falência porque nem a concordata é possível.

Planeje o endividamento com segurança e boa sorte.

Gilmar Duarte (autor do livro “Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”)

Um comentário:

  1. O tema abordado, a falência da Grécia é muito polêmico.
    Devemos ter o cuidado na hora de negociar investimento, empréstimo e financiamento, para depois não nos arrepender com os juros, e ao invés de trazer benefícios, termos dificuldades de pagamento nas parcelas.

    ResponderExcluir