Resumo: Em
todas as atividades existem profissionais de variados níveis e é essa diferença
que implicará no valor financeiro do serviço prestado. Assim como há diferentes
níveis de profissionais, também há níveis diferenciados de clientes. Oferte o
que possui de melhor e cobre o valor que julgar justo. Se o cliente sugerir um valor
que você considera indigno, analise se ao aceitá-lo ofertará trabalho igualmente
indigno.
Tags: honorário,
serviço contábil, valor, preço, profissional, concorrência.
Descrição:
Vivemos numa colossal sociedade capitalista, que
tem como principal objetivo - muitas vezes único - a conquista de lucros sob
qualquer pretexto. Enganar o cliente repassando serviços destoantes do prometido
pode gerar lucro imediato e encerrar a relação comercial ali mesmo, no primeiro
trabalho. Para ser duradouro, o relacionamento cliente e fornecedor vai além de
valores desprezíveis, caso contrário pode se tornar tão gélido quanto o ar
polar.
Há empresários que, desconhecendo a importância,
as responsabilidades, os riscos e a assessoria oferecida por um bom contador
optam por fazer o orçamento do serviço contábil de suas empresas pelo telefone
ou internet, e acabam selecionando aquele de menor preço, sem ao menos terem
conhecido o profissional, as instalações físicas e referências do escritório,
entre outros cuidados.
Alguns empresários reclamam da ineficiência do
seu contador e preferem nem conversar com este profissional por considerá-lo desprovido
de conhecimentos. Serão todos assim?
Os clientes que valorizam a assessoria de bons
profissionais buscam empresas contábeis que possuam história, que sejam formadas
por especialistas, estejam instaladas adequadamente e ofereçam referenciais. Um
profissional com estas características tem um valor diferenciado, tanto no
preço financeiro quanto na qualidade do trabalho. O custo benefício é altamente
concreto.
Os colegas empresários contábeis por vezes ficam decepcionados
com o mercado em virtude da concorrência desleal, que acaba sugerindo a inexistência
de motivos para continuar na luta pela prestação de serviços contábeis com
qualidade. Afirmo a esses colegas que há muitos clientes interessados em trabalhos
de excelência, mas é preciso que os benefícios oferecidos sejam muito bem
apresentados.
Invista em si mesmo. Delegue as funções
rotineiras e torne-se um gestor, um empresário contábil, pois ao final os bons
contadores vencerão e o preço será medido com a régua da aptidão, competência,
habilidade e talento do profissional.
Gilmar Duarte (autor do livro "Honorários contábeis: uma solução baseada no estudo do tempo aplicado")
Gilmar Duarte (autor do livro "Honorários contábeis: uma solução baseada no estudo do tempo aplicado")
Já me cobraram deslealmente e nunca mais fiz servico com a empresa,
ResponderExcluirGostei do artigo, muito bom.
ResponderExcluirMuito apropriado o artigo. O problema está na mudança da percepção de alguns empresários quanto à importância/valorização de um profissional contábil competente e comprometido além de tudo, com a essência dessa ciência.
ResponderExcluir