Como está o mercado? Qual é um bom ramo de
atividade no qual investir? Ouço essas perguntas com frequência, e muitos
questionadores ainda estão em busca de respostas.
Mercado é onde se encontram os consumidores dos
produtos e serviços de uma empresa e/ou marca e é regido pela lei da oferta e
da procura. A competência certamente é o fator preponderante na sua exploração,
mesmo quando há normas rígidas e necessidade de grande investimento de recursos
financeiros. Ser grande ou pequeno, mais ou menos competitivo, saturado ou com
grande potencial de investimento vai depender do ramo de atividade que se
deseja explorar.
A crise que assola o mundo neste início do século
21, primeiro em 2008 nos Estados Unidos com a bolha financeira e agora na
Europa, tem desaquecido o mercado e levado à drástica redução do consumo,
fazendo com que empresas experimentem quedas no faturamento e balanços com
prejuízo.
Essa situação é real para muitos empresários. Mas
outros “estão rindo à toa”, como é o caso do jovem empresário Mark Zuckerberg do
Facebook, e Márcio Kumruian, da Netshoes, que veem os mercados onde atuam crescendo
dia após dia.
As crises geram oportunidades, isto todos nos sabemos,
mas nem sempre agimos com esta convicção. Observamos empresários que gastam
muito tempo lamentando as dificuldades quando poderiam dedicar-se ao estudo do
mercado para buscar novas oportunidades e transformar seus negócios. Transformar
não exige, necessariamente, trocar de mercado de atuação ou o ramo de
atividade, mas apenas a forma de atuar.
Qualquer negócio de sucesso tem a motivação como
fator preponderante, pois quando o desânimo assola uma pessoa ou uma empresa, as
dificuldades se tornarão maiores e a resistência, menor. A combinação das
dificuldades com a resistência é que definirá o resultado final da sua empresa.
Outro ponto importante é estudar o mercado para conhecê-lo
profundamente, impedindo que experiências negativas tomem conta da sua
motivação. Devemos nos espelhar nas experiências de sucesso para “oxigenar” as
pessoas que nos rodeiam e fazem parte da nossa empresa. Com o espírito animado
fica mais fácil enfrentar desafios na conquista de novas fatias do acirrado
mercado. “O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar
lá primeiro”, ensina Kotler.
As crises econômicas e financeiras existem e
continuarão a existir, mas não precisam atingir negativamente o seu negócio. Tenho
a plena convicção de que podem servir para alavancar sua empresa, marca,
produto ou serviço.
Ensei Uejo Neto, num comentário para o portal
CaféPoint, resume com muita competência como é possível a sobrevivência no
mercado. Segundo ele, “com o domínio do
negócio e profundo conhecimento de seu produto, num movimento coordenado, todos
da cadeia produtiva certamente alcançarão bons resultados, pois nenhum de seu
elo sobrevive isoladamente.”
Gilmar
Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e
autor do livro "Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do
tempo aplicado".
Tags: mercado, crise, oportunidade, investimento, negócio, crescimento
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