A incansável busca por fórmulas mágicas para precificar
os serviços de contabilidade parece nunca chegar ao fim. É como um milagre que
os santos têm dificuldades para atender.
Tags: princípio, tempo, custo, preço de venda.
Os contadores costumam orientar seus clientes a levantar
balancetes periódicos e analisar os resultados. Aos que não conseguem obter
lucro são advertidos da necessidade da revisão criteriosa dos custos e formação
do valor de venda. O nosso conselho é que a elaboração do preço prescinda de criteriosa
busca de todos os custos. Continuamos afirmando que precificar é uma arte que
necessita de conhecimento, disciplina e dedicação de tempo, hábitos
imprescindíveis para alcançar resultados positivos e conquistar a desejada
fatia do mercado.
Dedico-me ao estudo desta metodologia há alguns anos e
apresento abaixo o que chamo de “Princípios da Precificação”:
1. Faça pesquisas para conhecer as necessidades do
mercado;
2. Saiba quais são os pontos fortes e fracos do produto
ou serviço e os explore;
3. Relacione todos os gastos e os segregue por grupos - diretos,
indiretos e de comercialização;
4. Encontre o critério mais adequado para o rateio dos
gastos indiretos;
5. Apure os custos diretos por produto ou serviço, inclusive
o valor da mão de obra direta;
6. Conheça a concorrência;
7. Trabalhe com o lucro líquido justo;
8. Administre os gastos;
9. Acompanhe atentamente os movimentos do mercado;
10. Aprofunde os conhecimentos de precificação;
11. Retire o produto ou serviço do mercado no momento
certo e inove.
Muitas vezes é difícil entender os motivos que levam alguns empreendedores a ter mais ou menos sucesso, mas
posso garantir que aqueles que atentam aos princípios acima têm maiores chances
de alcançá-lo.
Nas próximas semanas abordarei cada um desses princípios
da precificação para deixá-los compreensíveis e de fácil aplicação.
Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante
e autor do livro "Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do
tempo aplicado"
Nenhum comentário:
Postar um comentário