Resumo: A pesquisa de mercado bem planejada demonstra com clareza se o
fornecedor está no caminho certo rumo ao encontro dos desejos dos clientes.
Tags: precificar, pesquisa, método
A adoção da ferramenta de pesquisas é pouco comum pelas pequenas
empresas e os motivos são os mais diversos. Citamos dois deles, para nós os
principais e ambos injustificáveis: desconhecimento e redução de custos. A importância das pesquisas é amplamente divulgada
em todos os meios, inclusive nos treinamentos oferecidos pelo Sebrae, e a
custos bastante reduzidos. O Sebrae, aliás, que recebe verbas governamentais,
também tem projetos para pesquisas.
Para fazer bons negócios é de fundamental importância conhecer o
processo inconsciente que leva à tomada da decisão de compra. Este modelo
genérico se divide em quatro etapas:
·
Reconhecimento da necessidade;
·
Busca de informações;
·
Avaliação das alternativas;
·
Opção (processo de decisão) – o aprofundamento
neste tema contribui sensivelmente para melhor elaborar a pesquisa e obter
resultados mais significativos.
A investigação deve começar com o planejamento. Discutir amplamente o
que se deseja saber, quais perguntas devem ser formuladas e como abordar o
cliente, entre outras questões. O método de coletas de informações primárias
pode ser composto de:
·
Entrevistas pelo telefone ou pessoalmente;
·
Pesquisas via e-mail ou pelos Correios;
·
Questionários, também via e-mail ou Correios;
·
Grupos focais que reúnam amostras de potenciais
consumidores ou clientes para feedback
direto sobre um produto ou serviço.
O processo mais assertivo para conhecer o mercado é compreender como um
negócio se concretiza. Para isso é necessário analisar o comportamento de
consumidores, fornecedores e da concorrência. A
observação e a pesquisa são peças fundamentais para este processo, capaz de
retratar fielmente nichos lucrativos de produtos ou serviços.
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