Os contadores sempre discutiram a gestão das empresas dos clientes, mas
agora vão mais longe e desejam que suas empresas também tenham excelência na
gestão, especialmente para definir o preço do serviço prestado.
A precificação dos serviços contábeis continua sendo uma tarefa que gera
muita dor de cabeça. Por falta de opção ou pela dificuldade de implantar
métodos eficazes, muitos colegas buscam meios mais rápidos. Independentemente do método que você utiliza, se é muito bom ou não tão
bom, pergunto: você sente segurança ao definir o preço dos serviços? Você sabe se
irá alcançar o lucro desejado? Você consegue aplicar este preço sem precisar
dar descontos exagerados? Se a resposta for positiva para todos os
questionamentos, certamente você já é um empresário de sucesso ou está no
caminho certo.
Nessa semana ministrei uma palestra sobre precificação para empresários
contábeis em Campo Mourão, no Paraná, e tive a grata satisfação de ouvir o
testemunho de quatro participantes que já utilizam parcialmente o tempo como
base para definir o preço dos serviços contábeis. Eles relataram que, no
início, encontraram dificuldades, mas logo incorporaram o método na rotina das
empresas e os resultados começaram a aparecer.
Peter Drucker, muito conhecido por todos nós, disse que não se gerencia
o que não se pode medir. Portanto, entendo que devemos medir as tarefas
executadas constantemente para conhecer todas as etapas e assim buscar a
melhoria contínua.
O Conselho
Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) está apoiando uma pesquisa de estudantes
do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que tem
como meta conhecer as formas de avaliação dos custos que estão sendo aplicadas
nas empresas contábeis. Iniciativas com esta devem ser aplaudidas, pois fica
evidente a preocupação do CRC/PR em também contribuir com a classe empresarial
contábil a fim de que amplie os investimentos na gestão das empresas e melhore
os lucros auferidos.
Não canso de lembrar que o preço de venda não deve ser calculado
simplesmente com base no custo, embora este seja um dos enfoques da
precificação, mas também com base na concorrência e no valor percebido pelo
cliente. Portanto, deixo claro que é com a utilização dos três enfoques que
conseguiremos maximizar a lucratividade. Calcule o preço com base nos custo e
aplique o lucro desejado; faça pesquisas de mercado para compará-lo e
identifique o valor que o cliente enxerga no serviço.
Estou convicto de que o tempo é a base para determinar o preço dos
serviços contábeis com enfoque no custo. Hoje em dia não podemos reclamar da
dificuldade de implantar esta metodologia, pois há softwares específicos para tal, mas é claro que o esforço e a determinação
continuam sendo exigências fundamentais.
Tem-se a impressão de que o controle do tempo e das tarefas exige muitas
informações, o que acabará tomando muito tempo dos colaboradores e encarecendo
a adoção do método. Acredite, o colaborador necessita apenas de 15 minutos por
dia para registrar as seguintes informações: data, hora inicial e final,
cliente, colaborador e serviço. Para os serviços é criado um cadastro, então
basta informar um código, inclusive para o cliente e o colaborador.
O método foi criado e já é praticado por muitas empresas contábeis do
Brasil e acreditamos que logo será uma ferramenta que ninguém mais dispensará.
Como disse Albert Einstein, a falta de tempo é desculpa daqueles que perdem
tempo por falta de métodos.
Gilmar Duarte da Silva é
empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários contábeis.
Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".
Tags: gestão,
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