Empresas de pequeno, médio ou grande porte que atuam na prestação
de serviços ou na comercialização de produtos têm o lucro como objetivo final.
O estabelecimento de metas, a responsabilidade
socioambiental, o compromisso com a qualidade do serviço/produto oferecido
fazem parte do conjunto de ações adotadas com esse fim. A lucratividade
possibilita remunerar melhor os colaboradores e sócios, além de investir na
empresa e na sociedade. Para tanto é necessário que todas as ações aplicadas sejam
muito claras.
Determinar o preço a ser cobrado pelo produto/serviço –
precificação – é um dos alicerces de qualquer empresa. No entanto, esta arte
secular ainda é pouco conhecida por grande parcela dos empresários.
Temos duas suspeitas que podem explicar esse vazio. A
primeira envolve a matemática necessária às contas para chegar ao valor
adequado. Assustados com a quantidade de números, muitos empresários preferem relegar
esta importantíssima tarefa a um colaborador que muitas vezes carece do conhecimento
necessário ou não dispõe de poder para a tomada de decisões.
A segunda é de ordem prática, mas equivocada. O
empresário opta por não investir neste departamento e decide, cegamente, aplicar
o preço da concorrência. Esta prática, infelizmente, é mais comum do que
imaginamos.
Em algumas áreas, como a contábil – digo com segurança
porque assim foi feito em meu escritório de contabilidade durante certo tempo –,
na ausência de critérios capazes de apresentar dados reais de custo para
determinar o preço de venda simplesmente aplica-se o preço da concorrência.
Diante disso surge o questionamento: como determinar a margem
real de um produto ou serviço se o preço de venda é definido pela concorrência?
Você sabe dizer qual é a margem de lucro do produto ou
serviço que comercializa? E o lucro que cada cliente lhe proporciona?
Espero que tenha resposta para este último, do contrário
arrisco o palpite de que você está tendo grandes dificuldades para bem gerir
sua empresa. Se a resposta lhe faltou, não se preocupe. Muitos dos seus
concorrentes estão nesta mesma situação.
Minha sugestão é para ganhar tempo. Invista em você mesmo
para conhecer melhor esta arte. Busque conhecimentos, aprenda a manusear novas ferramentas
e pare de sofrer para ganhar dinheiro. E bom trabalho, porque este será
abundante. Como bem nos lembra o físico Albert Einstein, o único lugar aonde o
sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Autor: Gilmar Duarte (20/03/12)
Ola, li seu livro e sempre que posso leio o blog
ResponderExcluirOlá Alissa
ExcluirAgradeço pelo seu carinho e desejo que tenha muito sucesso com a precificação dos seus serviços com lucratividade.